sábado, 29 de outubro de 2011

Sr(a)s Gordurosos!

Música de hoje: Além do Horizonte – Jota Questhttp://www.youtube.com/watch?v=kFohyWWqjrM

“Se você não vem comigo
Nada disso tem valor
De que vale
O paraíso sem o amor..”



Heey!
Todos nós precisamos de gordura em nosso corpo!
Explicarei um pouco a diferença de cada gordura.


  No dia a dia, fala-se de óleos e gorduras como se fossem a mesma coisa, mas são substâncias com propriedades diferentes. As gorduras presentes na carne são sólidas e o óleo são líquidos. O que define essa liquidez são as insaturações. Os óleos podem ser poli ou monossaturadas, enquanto as gorduras são saturadas.

  Uma regra geral é que todas as gorduras consistem de três moléculas de ácidos graxos com uma molécula de glicerol, formando uma estrutura conhecida como triacilglicerol.
  As propriedades das móleculas de gordura dependem dos ácidos graxos que as formam. Os diferentes ácidos graxos são formados por um número diferente de átomos de carbono e hidrogênio.


  O que você preferem saber primeiro? O melhor ou o pior?

 ..


..
  Vamos começar com o pior para depois ficarmos com a boa notícia na cabeça!

  A vilã da história é a Saturada, que é aquela produzida por animais, são encontrada em carnes, galinhas e etc.. ou são encontradas em alguns salgadinhos, bolachas que as fazem ficar mais crocantes. A gordura saturada consiste de triacilglicerídios que contém somente ácidos graxos saturados e ocorrem somente ligações simples entre os átomos de carbono.

   Um exemplo:
  Ácido butanóico


  

  A vilã da história é a Saturada, que é aquela produzida por animais, são encontrada em carnes, galinhas e etc.. ou as trans que são encontradas em alguns salgadinhos, bolachas que as fazem ficar mais crocantes. A gordura saturada consiste de triacilglicerídios que contém somente ácidos graxos saturados e ocorrem somente ligações simples entre os átomos de carbono.
  A gordura saturada é a principal responsável pela aterosclerose. Quando comemos alimentos ricos em gordura saturada, os níveis de colesterol LDL, chamado popularmente de mau colesterol, sobem gerando assim, placas de ateroma, aumentando as chances de acontecer ataque cardíaco e derrame cerebral.

 Definição de colesterol: Colesterol é uma substância criada pelas nossas células e é responsável pela produção de hormônios sexuais e sustentação das paredes das células. (Não comam bastante carne vermelha pensando que “alguma coisa vai subir”! :p


  Em excesso, esse colesterol pode provocar doenças no coração e na circulação sanguínea. (Se o sangue circular pelo corpo inteiro, “tudo subirá” normalmente!) haha.

   Ou seja, opte pela gordura Insaturada, ela faz bem para o coração, ajuda a aumentar o colesterol bom, o HDL, que funciona como um tipo de detergente no organismo.

  Aonde elas estão presentes?
  As gorduras insaturadas estão presentes em alimentos como peixes e óleos vegetais, como o de girassol! (Sorte dos papaguaios!).
  Para ser mais exata elas podem ser divididas em monoinsaturadas: cujas maiores fontes são o azeite de oliva, o óleo de canola e o abacate.
  E poliinsaturados: o ômega 3, presente principalmente nos peixes de água frias, e o ômega 6, encontrado nos óleos vegetais, com exceção dos de coco, cacau e palma (dendê).

 Na cadeia insaturada ocorre dupla e/ou tripla ligação entre átomos de carbono. É bom lembrar que quando ocorre ligação dupla ou tripla entre carbono e outro elemento, esta não é considerada para classificar a cadeia como insaturada.

  Um exemplo:


  Ácido insaturado gorduroso
  non–6–óico (por favor me corrijam se a nomenclatura estiver errada!)


 Uma curiosidade:

“No processo industrial de transformação do óleo vegetal em margarina, o óleo insaturado se transofmra em margarina, que é uma gordura saturada. Nesse processo, parte do óleo se transforma em gordura trans. Essas gorduras presentes no organismo aumentam o nível de LDL e diminui o nível HDL.


  Espero que tenham gostado! Se alimentem direitinho! A notiçia boa é que, vocês não precisam ir para academia pensando em queimar "todas as gorduras".

Um comentário: