sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Abalo sísmico na Turquia

  Recentemente aconteceu o terremoto na Turquia! :( Para ser mais exata o epicentro do terremoto foi registrado domingo 23/10, às 10h41 (14h41 em Brasília), a 19 quilômetros de Van (leste da Turquia) e a uma profundidade de 7,2 quilômetros.

  A Turquia é um dos países que mais ocorre abalos físicos, pois ela fica espremida entre duas placas tectônicas - a da Eurásia, ao norte, e a da África-Arábia ao sul -, que se atritam uma sobre a outra.
O terremoto de domingo ocorreu na falha oriental da Anatólia, onde uma placa na forma de seta, abrangendo a Península Arábica, parte do sudeste da Turquia e do Iraque, força sua entrada sob a placa da Eurásia, em uma velocidade média de 2,4 centímetros por ano.
  A outra grande frente sísmica da Turquia se situa na falha setentrional da Anatólia, onde foram registrados vários tremores no último século ao longo de quase toda a sua extensão: um terremoto de 7,8 graus de magnitude, ocorrido em 1939 em Erzincan, matou cerca de 33 mil pessoas, e o terremoto de Izmir, em 1999, com magnitude calculada entre 7,6 e 7,7 graus, deixou 17.000 mortos e 50.000 feridos, além de cerca de meio milhão de desabrigados.

  O número de mortos do recente abalo sístimco não foi estimado ainda, porém dia 27/10 já chegava a 570.  As más condições climáticas dificultam ainda mais a situação de milhares de desabrigados. A chuva que começou a cair na noite de quarta-feira deu lugar à neve pela manhã e a agência meteorológica do país prevê que a nevasca continue de forma intermitente pelos próximos três dias, baixando as temperaturas enquanto milhares de sobreviventes passam a noite em barracas e tentando se aquecer com cobertores e fogueiras.
  Muitos deles estão pedindo mais cobertores e tendas pois temem morrer de frio.. Alguns culparam o partido governista AK pela lenta resposta e acusaram funcionários de entregar ajuda a seus partidários, depois de ficarem horas em longas filas apenas para serem informados que não havia mais tendas, outros disseram que aproveitadores estavam acumulando barracas e as revendendo.

  Vários países responderam ao apelo da Turquia por ajuda para fornecer tendas, casas pré-fabricadas e contêineres (Inclusive o Brasil). E mesmo com a má relação com Israel, o governo israelense está enviando casas pré-fabricadas.
  Já as operações de busca terminaram na cidade de Van. O governador da província, Munir Karaloglu, disse que apenas seis edifícios desabaram na cidade, enquanto muitos outros foram destruídos em Ercis. O Crescente Vermelho turco, que agiu rapidamente para fornecer refúgio para os sírios fugindo da violência em sua terra natal este ano e enviou ajuda às vítimas de guerra e fome na Somália, foi responsabilizado por alguns por falta de organização neste desastre.

  Na região de Van viviam cerca de 380 mil pessoas, com constante presença de turistas e visitantes. Um local conhecido por abrigar ruínas de construções em pedra que são de antes de Cristo. Também hávia produção de peles, cereais, frutas e vegetais.

  Espero que tudo fique bem! EUA, Israel, Itália e Brasil estão ajudando a Turquia, apesar de o governo turco no começo estar fechado para ajuda ele mudou de idéia.. Força para as pessoas que perderam alguém querido.

Um comentário: