domingo, 30 de outubro de 2011

Força no pedal!


 Você já pensou em deixar o carro na garagem, não pegar uma condução e usar uma bicicleta para ir até o trabalho, academia, escola, padaria e etc.?
  Além de economizar dinheiro e não poluir, você trabalha os músculos: do abdômen, lombar, quadríceps, isquiotibiais, panturrilhas, tíbia (canela) e bumbum, queima calorias e ajuda a prevenir uma série de doenças cardiorrespiratórias. Pedalando na rua em ritmo moderado é possível queimar entre 300 e 550 calorias por hora!

  Uma bicicleta montada, com marcha custa em torno de R$ 250,00. Durando em média 2 anos.
  Supondo que você gaste R$ 2,40 de passagem (ida e volta; estudante) ou R$ 4,80(ida e volta) por dia, em um mês você economizará R$ 72.00 ou R$ 144.00(usando condução), ou em média de R$ 80.00 usando seu automóvel pessoal; carro, moto. R$ 50.00 que você iria gastar em uma academia, e deixará de emitir 20 kg por mês de CO2.

  Puxa vida! Vale super a pena, não só no seu bolso como para o meio ambiente! Conseqüentemente o ar melhora e o risco de adquirir doenças respiratórias diminui!


  As populações de muitas cidades européias e asiáticas adotaram a bicicleta como principal meio de transporte, investindo assim um estilo de vida mais saudável. A Holanda, por exemplo, possui 34 mil quilômetros de ciclovias. Em Copenhague, na Dinamarca, 36% da população utilizam a bicicleta para ir ao trabalho. Paris, uma das cidades mais bem servidas de metrô do mundo, implantou, há pouco tempo, 300 quilômetros de ciclovias. Nova York, que já possui 180 quilômetros de ciclovias, planeja criar mais 120 quilômetros até o final de 2009. Bogotá é a única cidade sul-americana que está entre as cidades mundiais que contam com um bom número de ciclovias: implantou 340 quilômetros nos últimos sete anos.

  O Brasil possui, atualmente, 60 milhões de bicicletas, sendo que 53% delas são utilizadas como transporte, para ir e voltar do trabalho ou da escola. Em 2008, pouco mais de 2,5 mil quilômetros de ciclovias encontravam-se distribuídos por 279 cidades. As cidades do Rio de Janeiro (com 160 quilômetros) e Curitiba (com 122 quilômetros) são as mais bem servidas por ciclovias. No caso de São Paulo, a cidade possui apenas 23,5 quilômetros dessa via exclusiva.

  Para se locomover de bike em cidades grandes são necessários alguns cuidados básicos. Por isso, além de dispor dos equipamentos de segurança, fique atenta aos outros veículos e, sempre que possível, opte por utilizar a ciclovia.
  Para quem mora em cidades que não possuem ciclovias(assim como eu).. x.x  Uma boa noticia: a lei 14.266 prevê a criação de estruturas para deslocamento (ciclovias, ciclofaixas, rotas operacionais e faixas compartilhadas) e estacionamento (bicicletários e paraciclos) de bicicletas.

 São Paulo pretende implantar aproximadamente 900 quilômetros de pistas para bicicletas até 2018 - e o Rio de Janeiro, pretende construir uma malha equivalente à capital paulista. Porto Alegre prevê a construção de ciclovias ou ciclo-faixas em 495 quilômetros de ruas e avenidas da capital gaúcha. Belo Horizonte discute projetos para seis ciclovias, que irão dobrar para 40 quilômetros as já existentes na cidade. Vitória e Brasília também já possuem projetos de construção de ciclovias.
  A idéia de se adotar bicicletas como meio de locomoção está amadurecendo e o país investe em ciclovias para essa modalidade de transporte. De acordo com levantamento feito em 2005 pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), 7,4% dos deslocamentos em área urbana são feitos de bicicleta, em um total de 15 milhões de viagens diárias no país. As viagens, inclusive, já não estão mais concentradas nas pequenas e médias cidades do interior, mas também nas grandes metrópoles.

  Organizar o espaço público para receber um expressivo número de ciclistas é uma medida ligada ao chamado traffic calming, um conceito que se espalha pelo mundo - na tradução literal, "acalmar o trânsito", ou seja, no caso dos ciclistas, reduzir a velocidade e o poder letal dos automóveis, para que todos possam circular pelas cidades com segurança e sem poluir o planeta.

8 comentários:

  1. boa !!!

    Vou pro trampo de bicicleta, mas o principal entrave para a população não sair com a magrela para todos os lados é o trânsito selvagem.

    Coincidentemente, aqui em Goiânia, as obras da ciclovia começaram hoje

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  2. Muito bom.... Mas eu nem sei motar em uma bicicleta e outra não sei se para mim é bom ,mas para os outros acho que não tem nenhuma desculpa ,pois tem muita gente que faz isso por diversão e por isso logicamente creio que seria bom eles andarem de bike!

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  3. Acho q todo mundo gosta de andar de bike, então as pessoas deveriam tornar isso um hábito e aplicá-lo em suas vidas, más acho q em alguns pontos isso seria meio complicado, por exemplo: Uma pessoa que mora em um bairro e trabalha em outro distante, seria muito consativo para ela ir pedalando... Mas fora isso não vejo contra indicações!
    #Aderindo a bake pra um mundo melhor!

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  4. Gosto muito de andar de bike, muito mais econômico!
    Seguindo :D
    http://seriesbooksmovies.blogspot.com

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  5. Concordo com "O que vem da minha mente...." as pessoas que gostam deveriam andar de bicicleta! Não custa exatamente nada!

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  6. Oii estou seguindo ae
    beeijos

    http://meeninasmulheres.blogspot.com/2011/10/luis-moura-isso-vai-voltar-eu-quero.html

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  7. sÓ AKI NO bRASIL, ACHOAMOS UM LUXO TER CARRO, EM OUTROS PAÍSES, TODOS ANDAM DE BICICLETA.
    SEGUINDO FLOR, PASSA LÁ? http://nacaoesmaltada.blogspot.com/

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  8. as bikes são muito importantes... mas eu particularmente morro de medo de andar nelas no transito, por isso faço quase tudo a pé!

    www.cafedefita.bogspot.com

    Tiago Guillen

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