quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Reflita

  Hoje possuímos liberdade de expressão, possuímos o direito de permanecer na rua até a hora que queremos, e não aproveitamos adequadamente. Deseja exemplos?


Música: Apesar De Você            Compositor: Chico Buarque       Ano: 1970

“Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão.
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão.
Apesar de você amanhã há de ser outro dia.
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar.
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro.
Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza de “desinventar”.
Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar.
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.
E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir antes do que você pensa.
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia.
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente.
Apesar de você”

  Essa é uma famosa música criada na ditadura militar.
  Apesar das mortes, da repressão, ainda havia esperança em alguns corações. Corações poetas são eles, corações que sabiam se expressar com poucas e belas palavras, e corações que mesmo assim foram punidos, e pararam de bater.



Música: Dança Da Motinha         Compositor: Vanessinha Pikatchu    Ano: 2000

"Dança da motinha
As popozudas 'perde' a linha
Mãozinhas para frente
Bundinha empinada
Vou dar o meu rolé
Na minha moto envenenada
Moto envenenada..
Dança da motinha
As popozudas 'perde' a linha
Dança da motinha
Dança da motinha
As popozudas 'perde' a linha
Moto envenenada
Dança da motinha
Moto envenenada
Mãozinhas para frente
Bundinha empinada
Vou dar o meu rolé
Na minha moto envenena
M-m-moto Envenenada"


  Podemos observar a música menor, porém observamos que quando as mulheres vêem uma moto, “perdem a linha”, “empinam a bundinha”, sim claro, para passear de moto.


  Agora vejamos uma música da nossa bela geração.


Música: Passa Nela       Compositor: Mr Catra                               Ano: 2011

"Essa que eu tô fazendo
é uma canção tão linda e bela.
Eu escrevi ... escrevi essa canção
de uma forma linda e tão singela.
Para as gatinhas muito linda e muito belas
pode ser do asfalto, pode ser da favela.
Segura então:
Passa nela, passa nela
passa o pau na cara dela.
Soca nele, soca nele
joga só na cara dele.
Ui, que delícia!
Hahaha ãh
Ai, tá gostosinho.
De levinho pra não arranhar, hein?!"


  Sim, ainda existem músicas com conteúdo, porém o que quero mostrar é que antigamente, quando todos pensavam que era ruim, quem escrevia esse tipo de música"apesar de você" era torturado, morto, e hoje quem escreve esses tipos de músicas"passa nela", se torna um ícone de sucesso e ganham mais do que um lixeiro(que sem ele seria incapaz de suportar o cheiro, sem contar nas doenças e etc.)
  Até quando iremos aceitar isso?
  E nesse ritmo quais serão as músicas de 2014?
  Precisaremos perder nossa voz, nossa visão e nossa audição novamente para percebemos os verdadeiros valores?


5 comentários:

  1. :: retribuindo comentário ::
    Infelizmente é possível ver que os valores se inverteram completamente! Sou totalmente contra a ditadura e coisas do tipo, mas acho que a música deve ser feita com sentimento, com sentido, bem diferente de lixos que escutamos veiculados pela mídia.

    Mas acredite, ainda existe música boa, só nao recebe a merecida atenção :(

    ResponderExcluir
  2. finalmente alguem que nao teve medo de falar.

    Nada contra músicas que falam sobre amor, mas percebo que as pessoas tem esquecido que a música é intrumento de mudanças e questionamento. Ela ajuda a sociedade a se posicionar.

    Mas hj a posição que tem é de sexo e mais sexo e não política e social.

    www.becodaspalavras.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bem colocado, hoje se da muito pouca importância para as letras... e isso só denigre cada vez mais a música brasileira.
    Seguindo...

    Siga e comente o blog:
    http://rickyoz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Thay!!! Amo Chico... O seu blog é maravilhoso...adorei mesmo e é claro que estou seguindo!!! Eu vi a divulgação que você fez no Orkut e aguardo sua retribuição no meu também. Afinal, um ajuda o outro... Pensamentos de minha autoria e de outros autores http://jairfreire.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. na geração que vivemos as pessoas não sabem diferenciar musica boa de musica ruim, já existiu um tempo em que funk era bom(tempo do MC Leozinho em que não havia palavrões) mais agora só musicas vulgares gostei muito do post bejinhos
    ah se quiser da uma passada no meu cantinho http://coisinhasdalola.blogspot.com/

    ResponderExcluir