domingo, 13 de novembro de 2011

Sinta!

  Você sabia que um cheiro pode mudar o humor de uma pessoa em apenas 3 segundos, passar mal, tirar a fome, deixar com fome.. trazer lembranças, provocar prazer ou raiva?! (como por exemplo, você sempre queima o pão de queijo, mais está com fome e vai tentar fazer novamente.. um tempo depois sente um cheiro de queimado! PQP ai você pensa.. queimei o pão de queijo NOVAMENTE.. sim isso acabou de acontecer comigo!).
  A lembrança da associação entre um aroma e um fato passado pode ser vaga, mas estará lá, armazenada em algum cantinho do cérebro, que guarda os aromas referentes aos momentos mais importantes em nossas vidas. Por isso, sempre que sentimos determinados cheiros, somos levados a alguma época ou acontecimento de nossa história. É a nossa memória olfactiva!
  O nosso cérebro emocional “bulbo olfativo” é parte do sistema límbico cerebral associada com a memória. O bulbo olfactivo tem acesso muito íntimo à amígdala, que processa emoções, e ao hipocampo, que é responsável pelo aprendizado associativo. Apesar da ligação próxima, no entanto, os cheiros não despertariam lembranças se não fossem as respostas condicionadas. Quando você sente um cheiro pela primeira vez, você o liga a um evento, uma pessoa, uma coisa, ou a um momento. Seu cérebro produz uma ligação entre o cheiro e a memória. Quando você encontra o mesmo cheiro de novo, a ligação já está lá, pronta para produzir uma memória ou um humor.


  Mais como isso funciona?

  Ao inalar um perfume, uma nuvem invisível de aroma proveniente de seu vapor entra no nariz junto com o ar que respiramos. O nariz aquece o ar e as partículas odoríferas se dissolvem na mucosa que cobre o epitélio olfactivo no topo da cavidade nasal interna. Sob a mucosa existem milhões de cílios, neurônios olfactivos parecidos com pelos, cujas proteínas agem como uma cera química apta a reconhecer e aceitar muitos tipos de odores. O resultado dessa reação química é uma imagem elétrica, uma informação para o cérebro através de um dos principais nervos olfativo. Essa informação vai para a área límbica do cérebro, uma área complexa que contém áreas secundárias ligadas à percepção do odor, à sensação do prazer e dor, emoções como raiva, medo, pesar e sensações sexuais. Algumas delas especificamente ligadas à emoção e à memória, e isso explica como o olfato tem o poder de despertar lembranças e sensações no corpo e na alma


  "Se fecharmos os olhos, deixaremos de ver; se taparmos os ouvidos, deixaremos de ouvir; mas, se bloquearmos o nariz para não sentir o cheiro, morreremos."





  Saiba desfrutar disso.. algumas fragancias para vocês *..*


  Fragrâncias estimulantes

  Alecrim: o frescor do alecrim acalma as apreensões enquanto estimula o espírito.

  Canela: a canela, com seu aroma ácido e picante, tem propriedade vitalizante e aumenta a energia.

  Menta: tirada da hortelã-pimenta, recém colhida no coração da América do Sul, estimula, revigora e refresca os sentidos.

  Cravo: óleo de aroma intenso, afrodisíaco e ativador de circulação.

  Gengibre: reverenciado na Ásia, de onde é nativo, o óleo essencial de gengibre é amado pelas suas propriedades excitantes e fortificantes.

  Laranja: o óleo essencial de laranja ajuda a refrescar idéias e a elevar o espírito.

  Chocolate: energético, eleva o bem-estar.

  Fragrâncias Relaxantes

  Camomila: tranquiliza a alma e promove relaxamento.

  Capim-Limão: tem propriedades desinfetantes. O capim-limão ajuda a purificar a mente, criando uma atmosfera romântica.

  Rosa: identificada pela fragrância sensual, a essência da Rosa ajuda a purificar a mente, criando uma atmosfera romântica.

  Sândalo: escuro, exótico e sedutor, o sândalo indiano relaxa e conforta a alma.

  Cedro: um dos óleos de uso mais antigo, o Cedro tem propriedades calmantes e confortantes.

  Lavanda: o óleo natural de lavanda, cultivado nos campos viçosos da França, acalma e relaxa.

  Patchouli: nativo da Ásia, o óleo calmante de Patchouli é sempre procurado para relaxar a mente.

  Verbena: de aroma semelhante ao de um limão doce, porém mais refinado. Tem efeito relaxante, revigorante e revitalizante sobre as emoções.

  Fragrâncias refrescantes

  Erva-Doce: desintoxicante, associado a banho.

  Algas-Marinhas: sensação de limpeza, também associada a banho.

  Eucalipto: limpeza, é também descongestionante e expectorante, inibidor de tabaco.

6 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar sobre isso... os sentidos humanos são bem aguçados mas são poucas as pessoas q sabem utilizar cada um...

    www.jaylsonbatysta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. post e blog bem interessante parabéns!

    te seguindo ja!

    passa la no meu?
    http://portalm5.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog , estou te seguindo ! agora é com voce , me segue la tambem ! manolofailbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei as relaxantes!!
    Ótimas dicas!

    ;D

    ResponderExcluir